Treinamento de Pais sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em 12 sessões

Treinamento de Pais sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em 12 sessões

Objetivos gerais:

O treinamento de Pais sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em 12 sessões visa capacitar os participantes sobre o tema, orientá-los sobre as melhores formas de lidar com esse transtorno e possibilitar um ambiente de discussões e troca de experiências.

Objetivos específicos:

  1. Educação sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): características, evolução, prognóstico e etiologia do transtorno (ajuda os pais a modificar crenças incorretas sobre o problema);
  2. Discutir as causas do comportamento opositivo: fatores que contribuem para a presença de comportamentos de oposição em crianças com TDAH;
  3. Discutir sobre os estressores que o transtorno causa na família;
  4. Tratamento Cognitivo-Comportamental:a) Identificação da situação ativadora, pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados à desatenção, hiperatividade e impulsividade do filho (a)s; b) Treinamento de técnicas cognitivo-comportamentais: Registro de Pensamentos Distorcidos, Solução de Problemas, Autoinstrução.
  5. Dicas e orientações sobre como os pais devem se comportar diante do Transtorno do (a)s filho (a)s, aprendendo a estabelecer um diálogo mais apropriado, a conhecer normas e limites claros que serão importantes para o futuro das crianças;
  6. Orientar os pais em relação ao papel do reforço sobre o comportamento da criança, treinando-os para reforçar comportamentos adequados e ignorar os inadequados;
  7. Enfatizar a necessidade de aumentar substancialmente a frequência de reforços e de atenção aos comportamentos socialmente adequados e de adesão à criança;
  8. Orientar os pais a prestarem atenção nas brincadeiras e nos comportamentos adequados, fornecendo comandos diretos;
  9. Ensinar o sistema de fichas que ajudam as crianças a internalizar melhor os comportamentos mais adequados;
  10. Treinar na utilização do Timeout para desobediência;
  11. Treinar a manejar problema comportamentais quando as crianças estão em locais públicos;
  12. Auxiliar os pais a como melhorar o comportamento do filho na escola;
  13. Ensinar os pais a manejar problemas comportamentais futuros;
  14. Orientar os pais em como auxiliar as crianças nas tarefas diárias da escola e de casa.

Horário das sessões: Quintas-feiras de 7h30 às 9h30.

Número de sessões: 12 sessões no total, uma vez por semana, conforme a necessidade que será negociada entre terapeuta e paciente. Acontecerão sessões de reforço a serem negociadas após as 12 sessões, caso haja necessidade.

Metodologia: Roda de conversa com a apresentação de conteúdos sobre o tema, orientações aos pais, possibilitando um ambiente agradável onde se possa discutir sobre o assunto, os desafios e trocar experiências sobre o TDAH.

Material didático: Cópias dos textos sobre TDAH serão encaminhadas após cada sessão por e-mail ou entregues na sessão pessoalmente pelo terapeuta aos pais.

Algumas tarefas deverão ser passadas para ajudar a alavancagem para a sessão seguinte. O material deverá ser lido apenas pelos participantes que se obrigam a não o distribuir a outras pessoas. Lembrar de trazê-lo em todas as sessões, tanto os textos quanto os exercícios encaminhados, mesmo que não estejam concluídos.

Faltas: Este treinamento precisa de sua presença em todas as sessões, pois todas estão relacionadas. Faltar a uma delas poderá ser prejudicial ao seu aproveitamento. Entretanto, se houver necessidade de faltar, avise por telefone e/ou e-mail e/ou whatsapp.

Interrupção do treinamento: A qualquer momento você pode parar de vir às sessões por decisão sua ou nossa. É importante que o motivo da saída seja sempre discutido.

Inscrição e mais informações: pelo e-mail [email protected] ou celular (81) 98110-2668 (vagas limitadas).

Local do treinamento: Rua Doutor Raul Lafayette, 191 – sala 1301 – Boa Viagem – Recife/PE.

Deixe um Comentário